Festival Amazônico de Teatro chega à sexta edição e amplia alcance na Amazônia Legal


O Teatro Wankabuki, sediado em Vilhena (RO), lançou em abril de 2025 o regulamento para a seleção de propostas do 6º Festival Amazônico de Teatro (FAT). Durante mais de 30 dias de inscrições, foram recebidas propostas de diversos municípios de seis estados da Amazônia Legal: Amazonas, Acre, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Rondônia.

A organização do FAT destaca que, a cada ano, o evento se consolida no cenário amazônico, alcançando novos públicos e territórios. Até então restrito ao município de Vilhena, em 2025 o Festival amplia sua abrangência e terá atividades também em Ji-Paraná, na região central do estado. Esse movimento reflete o compromisso de expandir o alcance do FAT e levar produções teatrais amazônicas a diferentes plateias.

Arte, cultura e formação teatral para todos

Com programação gratuita e acessível, o FAT promove arte, entretenimento e conhecimento por meio de apresentações teatrais, performances urbanas, oficinas conduzidas por facilitadores qualificados e o Seminário da Cena Amazônica (SECA). No seminário, grupos, coletivos e artistas se reúnem em debates e mesas de diálogo para discutir as potencialidades do teatro na região.

“A cada ano, o Festival se fortalece e se expande. Estamos em processo de captação via Lei Rouanet para 2026, pois acreditamos que a arte é essencial para a construção de uma sociedade. Não podemos retroceder, ” ressalta Valdete Sousa, idealizadora do FAT.

Sobre o Festival Amazônico de Teatro

Criado em 2015 pelo Teatro Wankabuki, o Festival Amazônico de Teatro é um evento independente, sem caráter competitivo, voltado à valorização da produção artística brasileira, especialmente da Amazônia Legal. Desde sua primeira edição, o FAT oferece, além da mostra de espetáculos, oficinas e o Seminário da Cena Amazônica, fomentando debates sobre o fazer teatral na região.

Ao longo dos anos, o Festival recebeu apoio por meio de editais públicos do BASA, CAIXA ECONÔMICA e SEJUCEL, sendo realizado em 2015, 2016, 2018, 2022 e 2024. Em 2025, dá um grande passo ao expandir suas atividades para dois municípios.

Com 21 anos de atuação em Rondônia, o Teatro Wankabuki tem uma trajetória consolidada na produção cultural e artística, promovendo espetáculos, oficinas, leituras dramatizadas, cursos, palestras, festivais e saraus.

O 6º Festival Amazônico de Teatro será realizado de 5 a 9 de agosto nas cidades de Vilhena e Ji-Paraná, ocupando espaços não convencionais como ruas, praças, escolas e feiras. Toda a programação será gratuita e aberta à comunidade. Para acompanhar as etapas do evento, basta seguir o Instagram: @festivalamazonico.


Textos e fotos

Assessoria

Comentários