Escola Livre de teatro Wankabuki realiza Roda de Carimbó em Vilhena

Foto: Miriam Scheer

Foram apresentadas músicas tradicionais de Carimbó, enaltecendo a cultura amazônica, além de roda de conversa após a apresentação


A ELT Wankabuki realiza durante os meses de maio e junho a etapa de oficinas da escola, diversos artistas de Rondônia e Mato Grosso com notório saber em diferentes áreas das artes foram contratados para ofertar formação na ELT Wankabuki. As aulas são oferecidas em formato híbrido: virtual e presencial.

Na última semana de maio esteve em Vilhena Andressa Silva que é atriz-multiartista, mentora e diretora da Mana Cia Cênica e Escola da Mana, com uma trajetória de 15 anos dedicados as artes cênicas. Reconhecida por sua atuação intensa e comprometida, circula pelo Brasil levando espetáculos, formações e experiências que unem arte, ancestralidade e cultura como expressões de pertencimento. Possui formação técnica em Artes Cênicas (2011 – MINC) e Ballet Clássico (Opus Studio), além de uma vasta bagagem em capacitações de teatro, dança popular e arte-educação. Seu percurso profissional é respaldado por DRT 819/Sated-RO, consolidando sua autoridade como artista e educadora no cenário cênico nacional.

A atividade no formato virtual aconteceu nos dias 26 e 27 de maio via Google Meet. Já a etapa presencial será nos dias 29, 30, 31 de maio e 1º de junho na Escola Livre de Teatro Wankabuki - ELTW. Ao final da oficina os alunos fizeram uma apresentação com uma Roda de Carimbó, na Praça Nossa Senhora Aparecida, no centro de Vilhena.

A ação contou com apresentação de três músicas tradicionais de Carimbó, enaltecendo a cultura amazônica, além de roda de conversa, após a apresentação.  O público presente fez perguntas à facilitadora e aos alunos da oficina, assim com trouxe curiosidades sobre essa dança típica da nossa região que é pouco difundida. A facilitadora Andressa Silva, ainda fez demonstração de outra dança típica de Rondônia o Seringandô que é ainda menos divulgada em nosso estado. "Precisamos falar mais, dançar mais e divulgar as nossas raízes, a nossa ancestralidade deve ser dialogada, não podemos ignorar a nossa cultura popular, conhecer a nossa cultura é um direito e mantê-la viva é uma missão" relata Andressa.

A ELTW oferece cursos gratuitos de artes cênicas, está em funcionamento desde julho/2024, com local para criação e reconhecimento em que o aluno/ator entra em contato com diversas vertentes das artes cênicas, sua origem, desenvolvimento, técnicas e ramificações. Durante todo o mês de Junho a comunidade poderá acessar ainda diversas oficinas, todas gratuitas, basta acessar o perfil do Instagram da Escola @eltwankabuki para saber mais e realizar a inscrição.

 O projeto é realizado pela Associação de Teatro e Educação Wankabuki (ATEW) que realiza atividades em arte e cultura em Rondônia há 21 anos, oferecendo à comunidade espetáculos, oficinas, leituras dramatizadas, cursos, palestras, saraus, entre outros e  pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc), no âmbito do Programa Olhos D’água. A ELTW é um dos dois projetos contemplados em seu eixo de atividade que foram contemplados na região Norte, por meio de edital da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (Sefli), do Minc.


Comentários