Forúm aprova documento que propõe melhorias na cultura em Vilhena



Encontro entre artistas, produtores culturais, e representantes da Fundação Cultural de Vilhena aconteceu na terça-feira,9. 


Com objetivo de dialogar sobre a cultura no município de Vilhena, foi realizado nesta terça-feira,9, o I Fórum de Cultura de Vilhena na Biblioteca do Campus de Vilhena da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O evento foi organizado pela classe artística do município e contou com a participação de 72 pessoas, entre artistas, produtores culturais, acadêmicos e professores da Universidade da Universidade Federal de Rondônia, e da rede pública de ensino, representantes da comunidade surda, vereadores e representantes da Fundação Cultural de Vilhena. 

De acordo com os organizadores, o evento contou com representantes de todos os segmentos artísticos da cidade. Foram debatidos vários temas, entre eles, a aplicação da Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc no município, Plano Municipal de Cultura, ampliação e melhoria da comunicação entre a Fundação Cultural  e a comunidade artística. 

O Fórum trouxe convidados que apresentaram um panorama da cultura no município, a mesa foi composta por: Rodrigo Casteleira Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, professor da Universidade Federal de Rondônia – Campus Vilhena, Performer, representante da setorial de Audiovisual e atual Presidente no CEPC/RO – Conselho Estadual de Política Cultural; Valdete Sousa - Graduada em Letras pela Universidade Federal de Rondônia. Esp. em Arte educação. Atriz, diretora, produtora, dramaturga no Teatro Wankabuki de Vilhena, desde 2003. Pesquisadora da história do teatro em Rondônia, esteve na Presidência do CEPC/RO (2020-2022); Cledemar Jéferson - Graduado em Letras e Esp. em mídias na Educação pela Universidade Federal de Rondônia. Ativista cultural, reside em Vilhena há 40 anos, desde a década de 1980, esteve presente nos segmentos culturais. Articulador do processo de criação da Fundação Cultural de Vilhena; e  Pricila AlineGraduanda em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia. Esteve na Coordenação de Cultura da Fundação Cultural de Vilhena de 2018-2022 e o presidente da Fundação, Djavan Santos que foi convidado a compor a mesa.

Durante o fórum os artistas elaboram e aprovaram uma carta com propostas de melhorias para a cultura de Vilhena. De acordo com a classe artística, o fórum foi muito produtivo e eles vão continuar dialogando e lutando pela valorização e o fomento da cultura em Vilhena. A movimentação da classe artística de Vilhena continua e já está agendada a realização do II Fórum de Cultura de Vilhena para o dia 23 de agosto na biblioteca do campus de Vilhena da UNIR. De acordo com a organização, toda a comunidade de Vilhena está convidada para participar do evento que tem como pauta a eleição dos membros dos colegiados  setoriais e Conselheiros para compor o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), bem como a eleição para o Presidente e Vice-presidente do CMPC.

Comentários