Festival Amazônico de Teatro (FAT) começa nesta quinta-feira (10) com trabalhos de Rondônia e do Tocantins




 Evento online segue até o domingo (13), com trabalhos de artista da região Norte


Inicia nesta quinta-feira (10 de março), a partir das 18h30 (horário de Rondônia), o Festival Amazônico de Teatro (FAT). Nesta edição, que acontecerá no formato online, 11 trabalhos de artistas dos estados do Amapá, do Amazonas, do Mato Grosso, do Pará, de Rondônia e do Tocantins serão exibidos até o domingo (13 de março). O evento é gratuito e contará com tradução em Libras. Espetáculos, breves cenas, monólogos e performances serão exibidos através do canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/FestivalAmazonico.    

A realização do Festival acontece por meio do 2º Edital Pacaás Novos para difusão de Festivais, Mostras e Feiras Artísticas e Culturais, oriundo da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer - SEJUCEL, em cumprimento à Lei Aldir Blanc, e que objetiva o desenvolvimento cultural, a democratização do acesso à arte e a intensificação das ações de produção, formação de plateia e dos artistas. 

Todos os espetáculos contam com classificação indicativa, “portanto, é importante conferir junto às sinopses dos trabalhos se é livre para todos os públicos ou contam com indicações etárias, pois temos trabalhos que são direcionados para maiores de 14 anos”, ressalta a coordenadora do FAT, Tainá Sousa. 

Na primeira noite de evento (quinta-feira, 10), a partir das 18h30, serão apresentados 3 trabalhos. Dois deles são de Rondônia e um de Tocantins. Após as apresentações ocorrerão conversas com os (as) artistas. “Um momento muito importante de interação com o público, que poderá encaminhar perguntas e comentários”, reforça Tainá.  Abaixo as sinopses e fichas técnicas das obras: 


O Antiquário Frankl  - Espetáculo

Cia. Cenaberta (Palmas-Tocantins)


Sinopse: Um objeto de arte e uma noiva enviada por uma agência de matrimônios são o pano de fundo de “O Antiquário Frankl”, para tratar de conflitos e contradições da psique humana. Um suspense com tons de comédia que instiga a reflexão: Quantas faces tem um homem? Será que mostramos o que somos ou vivemos de aparências? Será tudo uma questão de escolha? Pode esse ser um jogo mortal? 


(Classificação: 14 anos / Suspense Tragicômico/ Duração: 60 min)


Texto: Wilson Fumoy

Direção: Paulo Vieira

Iluminação: Thiago Omena e Kaká Nogueira

Cenografia: Giovanni Assis

Figurinista: Bell Gama e Brian de Castro Erdilez Paiva e Kaká Nogueira

Elenco: Kaká Nogueira e Bell Gama



Ave de Arribação - Breve Cena

Cia de Artes Fiasco (Ji-Paraná-Rondônia)


Sinopse: É sobre pássaros/pessoas que estão soterradas em lugares de solidão, mas, também de desejo recalcado que emerge da espera de um regresso incerto dos seus entes queridos. Para nós, ovos-filhos, para o Estado, números e super soldados. Revoar, neste caso, é levantar o próprio corpo e a terra ao redor. Qual revoada é possível?


(Classificação: 12 anos/ Suspense/ Duração: 16: 18 min)


Dramaturgia e Direção: Fabiano Barros:

Intérprete: Rafaela Oliveira:

Compositor/Dramaturgia Sonora: Rinaldo Santos



À Margem da História: mães, avós e nós - Vídeo-performance


Grupo Convidado – Teatro Wankabuki (Vilhena-Rondônia)


Sinopse: Lavadeiras inominadas à beira de rios e riachos ocupadas com suas trouxas e cantorias. Caudalosas águas fluem de nascentes escuras, os sons que ambientam a vida: pássaros, águas, vento, árvores flutuando em sopros. Pela boca de nossas personagens fictícias ou reais sabemos do que se passou por aqui, mulheres resistindo às matas, à dor e às mazelas dessa terra que dá e tira na mesma proporção. Da água ao pó seco que as estradas levantam. Do barro lamacento em tempos de chuva, da lama e águas frias que fazem doer os ossos nas beiras de rios. Entre cantos de trabalho, idas e vindas de sonhos e desejos de encontrar o eldorado.


(Classificação: Livre/ Drama / Duração: 21:53 min)


Dramaturgia/Direção/Música: Valdete Sousa

Dramaturgia sonora: Débora Veiga

Co-Roteirista e Direção de edição: Dennis Weber

Edição de vídeo: Maycon Moura

Atrizes: Tainá Sousa e Valdete Sousa


A programação completa do FAT pode ser conferida em uma revista, disponível no link:  https://www.flipsnack.com/5F5D5D77C6F/revista-fat-festival-amaz-nico-de-teatro-2022.html 


Para mais informações acompanhe as redes sociais do Festival Amazônico de Teatro (FAT): 

Youtube: https://www.youtube.com/c/FestivalAmazonico  

Facebook:@festivalamazonico   

Instagram: @festivalamazonico   

Blog: http://festivalamazonico.blogspot.com/   


Comentários