Videoarte "À Margem da história: mães, avós e nós" será exibida hoje (15/04)

O projeto foi contemplado com o Prêmio Anita Pietchaki da Fundação Cultural de Vilhena realizado com recursos da Lei Aldir Blanc

 


Hoje (15/04) será exibida a videoarte À Margem da história: mães, avós e nós produzida pela Teatro Wankabuki com recursos da lei Aldir Blanc. O edital do município de Vilhena contemplou diversos artistas com o Prêmio Anita Pietchaki para realização de trabalhos durante a pandemia da Covid 19. 

A Fundação Cultural de Vilhena exibe hoje, às 20h, no Canal do Youtube a videoarte que é resultante das pesquisas realizadas pelo Wankabuki para a criação do espetáculo À Margem, que foi contemplado com o Prêmio de incentivo às artes cênicas do SESC-RO para montagem e circulação de espetáculos em 2018. Logo após a exibição da videoarte no Youtube, o Teatro Wankabuki fará uma live no Instagram @wankabuki para dialogar com o público e falar sobre o processo da videoarte.

A videoarte propõe o diálogo entre o espetáculo e a vida real das personagens que inspiraram a escrita da dramaturgia, histórias de mulheres, lavadeiras, lavradoras, mães e sobreviventes das lutas que travaram com as terras do Eldorado. A construção do estado de Rondônia, narrada pela boca de mulheres que construíram suas vidas, após migrarem de outros estados em busca de melhores condições.

 

Sinopse:

Lavadeiras inominadas à beira de rios e riachos ocupadas com suas trouxas e cantorias. Caudalosas águas fluem de nascentes escuras, os sons que ambientam a vida: pássaros, águas, vento, árvores flutuando em sopros. Pela boca de nossas personagens fictícias ou reais sabemos do que se passou por aqui, mulheres resistindo às matas, à dor e às mazelas dessa terra que dá e tira na mesma proporção. Da água ao pó seco que as estradas levantam. Do barro lamacento em tempos de chuva, da lama e águas frias que fazem doer os ossos nas beiras de rios. Entre cantos de trabalho, idas e vindas de sonhos e desejos de encontrar o eldorado.


Serviço:

15 de abril/2021

Às 20h

No Canal da Fundação Cultural de Vilhena 

Às 20h30min, logo após a exibição, live no Instagram @wankabuki

 


Comentários