Grupo de teatro Wankabuki apresenta À Margem em Ariquemes


A temporada  de apresentação que vai percorrer 3 cidades em Rondônia iniciou no dia da 17 de outubro, na escola Cora Coralina,  em Ariquemes. Estiveram presentes na apresentação, além dos alunos do ensino médio da Cora, os alunos do EJA da Escola Sesc.
A apresentação iniciou às 20h. Ao final do espetáculo, a vice-diretora, da escola frisou sobre a importância de ações de arte que conte nossa história: “estou emocionada, pois vi toda a minha história contada aqui hoje, eu já lavei muita roupa em rio, meu pai trouxe a gente pra cá em um pau de arara, vi minha infância inteira aqui”.
O Wankabuki segue para Porto Velho,  onde fará seis apresentações, começando pelo IFRO Campus Calama, dia 18 de outubro, às 19h.

À MARGEM 
O espetáculo foi escrito pela atriz e também diretora do Wankabuki, Valdete Sousa. A dramaturga explica que a peça apresenta a história de imigrantes desbravadores, dentre eles os cacaieiros, as lavadeiras, lavradores e garimpeiros em busca de ouro, pedras preciosas e terras. “Criado a partir das vozes de nossas mães e avós e da história oral que permeia às margens dos rios. Em suas linhas, evoca a história de um rio morto, no passado fonte de vida, rememorando as mazelas de famílias nordestinas e sulistas, no abandono de suas origens, na esperança de encontrar o Eldorado. O imaginário Amazônico e a história dividem espaço com o progresso e os sonhos de homens e mulheres”, complementa. 
A peça contará com tradução simultânea em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), além de visita guiada ao cenário, antes das apresentações, para pessoas cegas ou com baixa visão e espaços reservados para cadeirantes e pessoas com baixa mobilidade.

Comentários