Artista de Vilhena participa de Residência em Artes Cênicas em Porto Velho

Artistas de Rondônia reunidos
 O Projeto Residência Sesc em Artes Cênicas oferecido pelo SESC-RO se destina a fornecer incentivos, na forma de ajuda de  custo, à artistas do interior do estado de Rondônia que tenham interesse e disponibilidade em participar de ações formativas no Sesc Esplanada, em Porto Velho, no decorrer do ano de 2018. Visando democratizar as ações de cultura do Sesc foram selecionados participantes das diversas cidades do interior, para uma vivência artística com profissionais de notória atuação nas Artes Cênicas.  As oficinas acontecerão durante os meses de abril, julho, setembro, outubro e novembro.  O projeto objetiva oferecer ações formativas em artes cênicas para artistas do interior do estado, e possibilitar a multiplicação dessas ações, dando ferramentas para os agentes culturais locais para continuarem suas atividades.
Valdete Sousa, diretora, dramaturga e atriz do grupo de teatro Wankabuki foi selecionada para participar do projeto, que recebeu propostas dos participantes, através de edital público. A primeira etapa aconteceu, no Sesc Esplanada em Porto Velho de 23 a 27 de abril, segue ainda a programação de novos encontros em julho, setembro, outubro e novembro. No primeiro encontro, foram ministradas duas oficinas durante cinco dias com oito horas diárias de trabalho:
  • Das 14h às 17h45 Oficina de circo "Onde mora o ser palhaço" com a Mayara Sampaio/SP, Licenciada em Arte-Teatro no Instituto de Artes da UNESP (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"). Desde o início 2016 têm se dedicado como artista aos estudos da palhaçaria e da comédia popular. Atriz, palhaça e pesquisadora. Estudou e trabalhou na Cia. do Nó (Santo André, Brasil) por 6 anos. Tem como base o estudo de palhaço sagrado de Sue Morrison e o treinamento de performer “Palhaço é Dança” de Silvia Leblon. Seus trabalhos artísticos permeiam a veia da comicidade, o universo das máscaras sagradas, os fabuladores populares e onde estes se convergem;  
  • Das 18h às 22h  Oficina de dramaturgia da luz "Iniciação a iluminação cênica" com o prof. Sávio Araujo/RN, Pós-Doutorado na University British Columbia, Vancouver, Canadá, (2008/2009) - "Arte, Ciência e tecnologia: relações interdisciplinares em Ensino de Teatro" (Art, Science and Technology: interdisciplinary relationships in the teaching of Theater). Doutorado em Educação - PPGEd (2005) TESE - "A Cena Ensina: uma proposta pedagógica para formação de professores de teatro". Mestrado em Educação - PPGEd (1998) DISSERTAÇÃO - "Teatro e Educação: uma visão de áreas a partir de práticas de ensino." Atua como pesquisador nos seguintes grupos de pesquisa: Pedagogias do Teatro e Ação Cultural – UFMA; TEATRO: TRADIÇÃO E CONTEMPORANEIDADE – UFPB; Grupo de Estudos de Praticas Educativas em Movimento - GEPEM - UFRN. Membro Profissional da USITT - United States Institute for Theatre Technology. Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa): Cenografia, Iluminação Cênica, Maquiagem, Figurino, Tecnologia Cênica, Ensino de Teatro e Pedagogia da Encenação, Economia da Cultura.


Além dos conhecimentos adquiridos com os ministrantes, o compartilhamento entre os participantes, as trocas proporcionadas durante a residência, são fatores que contribuem para gerar conhecimento, parcerias e criar uma rede de discussão sobre a produção de arte no estado.

Comentários