Grupo Wankabuki busca financiamento coletivo para realizar Festival

Rafael Barros, (Trans)formação, I Festival Amazônico

O Grupo de Teatro Wankabuki, sediado no município de Vilhena (RO), lançou através da plataforma catarse.me uma campanha de financiamento coletivo para a realização da 3ª edição do Festival Amazônico de Monólogos e Breves Cenas, previsto para acontecer em outubro de 2017. Para colaborar e conhecer mais sobre o projeto clique aqui


Valdete Sousa, presidente do Wankabuki, explica que a meta inicial da campanha é arrecadar o valor de R$ 10 mil a serem utilizados com despesas de confecção e veiculação de mídias, gastos com alimentação e hospedagem dos oficineiros, artistas e equipe de produção do evento. “O Festival é realizado anualmente, sempre por meio de editais (2015 - BASA; 2016-CAIXA ECONÔMICA). Em 2017, não fomos selecionados pelo edital que enviamos, ficando sem verbas para realização do evento. Nos dois anos de realização tivemos apresentações de artistas de vários locais, além dos grupos de Rondônia, passaram por aqui artistas de Manaus, Cuiabá e Primavera do Leste”, conta.


 A produtora cultural destaca que toda a programação do Festival sempre foi aberta e gratuita, oferecendo durante três dias arte, entretenimento, cultura e conhecimento, através de apresentações de peças teatrais, performances e intervenções urbanas, oficinas de teatrais com professores do Departamento de Artes da Universidade Federal de Rondônia abertas à comunidade, Seminário da Cena Amazônica com participação dos grupos e artistas, debates e mesas-redondas. “Somos uma Associação independente e não possuímos fontes de renda, porém não queremos deixar o projeto morrer, foi difícil tirar do papel, não podemos retroceder. Arte é necessária, não se pode construir uma sociedade sem arte, lazer e diversão”, diz Valdete.


Os interessados em ajudar também podem entrar em contato através dos seguintes números de telefone: (69) 98446-6408 e (69)98446-5839 ou pelo in box da páginaFacebook do Wankabuki. Compartilhe #ajudefestivalamazonico em suas redes sociais e colabore na divulgação e realização do Festival Amazônico de Monólogos e Breves Cenas.


Sobre o Festival Amazônico


O Festival Amazônico de Monólogos e Cenas Breves é um evento independente organizado pelo grupo de Teatro Wankabuki que teve sua primeira edição no ano de 2015. Não possui caráter competitivo e tem o objetivo de mostrar a produção artística brasileira, em especial a região Norte.


Na 1ª edição do Festival foram exibidos 11 espetáculos, realizadas 02 oficinas(Dramaturgia do ator e Confecção e manipulação de formas animadas), mesa-redonda com professores da rede pública de ensino e das universidades, alunos das universidades dos cursos de licenciatura nas quais se debateu a condição do Teatro na sala de aula e o 1º Seminário da Cena Amazônica (SECA), com discussão sobre o fazer teatral na Amazônia. 


Em 2016, durante a realização da 2ª edição do evento, foram exibidos 17 espetáculos e perfomances de artistas de várias cidades da região Norte e Mato Grosso. Além disso, foram ofertadas 04 oficinas teatrais(Mito drama: teatro ritual; O Performer: Ritualizador do Instante-Presente; Quem conta um conto... Biblioconto e Iniciação à Palhaçaria “Por Trás do Nariz”) e também a 2ª edição do Seminário da Cena Amazônica (SECA).


“O Festival acontece, normalmente, no início no mês de agosto, porém como não foi possível o patrocínio pra realização esse ano, mudamos para o mês de outubro/2017”, explica Valdete que complementa: “Estamos confiantes que todos irão ajudar! Ajude a salvar o nosso Festival! Festivais de teatro são essenciais para a compreensão do que é ser humano. Faça valer a pena, ajude a arte brasileira!”.


 Grupo Wankabuki


O Wankabuki é um grupo de teatro que está sediado em Vilhena-RO, no coração da amazônia legal, em um local estratégico, na divisa com o Mato Grosso. O Grupo existe desde 2004, surgiu na Universidade Federal de Rondônia e atualmente trabalha de forma independente. “A mediação cultural é parte importante do trabalho do Wankabuki, sendo o único grupo de teatro do Cone Sul de Rondônia em atividade, tendo colaborado ao longo dos anos para a mediação junto ao público local”, reforça Valdete. Conheça o grupo em http://grupodeteatrowankabuki.blogspot.com.br/.


Comentários