Wankabuki comemora 9 anos com evento na praça
| Valdete Sousa em Perform'Art, na UNIR(2010) Foto: Nardiane Silva |
Entre leituras de poemas e teorias literárias, estudos da linguística e outras implicações da língua portuguesa, três universitárias começam um trabalho que intitularam grupo de teatro universitário. Segundo semestre do curso de Letras na Universidade Federal de Rondônia(UNIR) em Vilhena, agosto de 2003, reuniões aos sábados no auditório da universidade. Estudos de grandes nomes: João Cabral, Castro Alves, Drummond, Ariano Suassuna e outros, muita literatura. Assim, inicia-se uma amizade e um trabalho que dura 9 anos.
Muitas pessoas passaram pelo Wankabuki que só começou chamar-se assim em 2004, após uma conversa sobre um tipo de teatro Japonês KABUKI e alguns murmúrios e risadas, pronuncia-se o nome Wankabuki e assim mesmo está até hoje. Era apenas uma brincadeira de universidade que foi se fortalecendo, um espetáculo após o outro, apresentações em feiras, em eventos da UNIR, festivais, convites para participar de eventos em outras cidades. Naturalmente, as pessoas vinham e iam: Flávio Júlio, Naiara Duarte, Ledson Vanini, Diomar Soares, Marcos Adriel, Poliana Mendes, Cleidson Freitas, Layson Hickman e tantas outras pessoas que ficaram um dia ou um ano e deixaram sua contribuição para a nossa evolução.
Mas, o cordão umbilical com a UNIR foi cortado em 2008, não por desejos próprios, mas por mudanças na administração da Universidade que fechou as portas para o aprendizado que não fosse em sala de aula. O grupo Wankabuki foi despejado para a rua, e nós adoramos! Ainda bem que tiraram o espaço fechado do grupo, pois assim pudemos descobrir um universo muito maior, o universo da rua. Essa que é a nossa casa, essa que nos acolheu, temos praças vazias e ruas esperando para serem ocupadas.
Nesses últimos 4 anos, o aprendizado foi muito maior e descobrimos outras possibilidades que não só o espaço fechado, nos despimos das paredes e conhecemos mais a comunidade, estamos mais próximos do que nunca de nosso público. Se pensavam em acabar com o grupo fechando as portas, que nada, só nos fortalecemos. E com toda essa vontade nós comemoraremos 9 anos de (R)existência em um evento aberto, a I Mostra de Performances Urbanas é nossa festa de aniversário, e acontece no dia 26 de agosto na Praça Padre Angelo Espadari, a partir das 20h. No evento, o grupo coloca em discussão a cidade, o país, a vida e suas implicações, o cotidiano pelos olhos da arte.
O evento será realizado pelos atores do Wankabuki e convidados, pois queremos agregar os artistas de rua e suas artes. Como convidado, Alessandro Costa, o Bife, que realiza trabalhos com grafite em Vilhena estará na praça demonstrando sua arte e o ator Bráz Dy Vinnuh trará performances para exibição. O grupo recebe apoio do Ponto de Cultura Cone Sul Plural e da ONG Beija Flor que são nossos parceiros e colaboradores.
Não podemos deixar que as artes de rua desapareceram nas avenidas, devemos usar mais as nossas praças, invadir mais, ocupar espaços ociosos e com o teatro temos todas as ferramentas para fazê-lo. Evoé, meus amigos, esperamos todos na Praça Padre Ângelo Espadari no dia 26!
A Apresentação
I Mostra de Performances Urbanas. Na Praça Padre Angelo Espadari. Dia 26 de agosto, domingo, 20h.

.jpg)
Comentários
Postar um comentário
Comente as nossas postagens, participe do blog!