Wankabuki participa de Conferência de Cultura


Há seis anos não acontecia a Conferência de Cultura em Vilhena.


A 3ª Conferência Municipal de Cultura, com o tema “Uma Política de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Municipal de Cultura” aconteceu no dia 03 de agosto convocada pela  Fundação Cultural de Vilhena com a presença de artistas, artesãos, produtores, políticos e pessoas da sociedade civil em geral.


No sábado (3), mesmo com a frente fria que chegou à Vilhena, muitas pessoas compareceram pela manhã, o credenciamento iniciou às 07h30min. Na abertura, a intérprete Márcia Aranda fez uma canção de João Gilberto seguida de uma bela homenangem ao compositor. Após apresentação das autoridades presentes, a presidente da Fundação Cultural, Kátia Valéria fez a fala de abertura da Conferência.

Kátia ressalta que "A Conferência é uma grande reunião de todos os seguimentos para tratar de políticas públicas que serão desenvolvidas no nosso Sistema Municipal de Cultura, pois todos os seguimentos estão se organizando em grupos para que fortaleçam as políticas públicas e possamos validar o Fundo Estadual de Cultura e tenhamos autonomia em todas as questões relativas à cultura. Vivemos um momento político muito frágil, então precisamos articular e planejar para que todas as ações possam ser validadas com orçamento e planejamento."

O grupo Wankabuki esteve presente na Conferência contribuindo para todas as ações, assim como levou um painel com materiais gráficos, banners, clipagens de suas produções ao longo dos 15 anos de ações em Vilhena. A participação de representantes da política local na Conferência é fundamental, estiveram presentes os Vereadores Wilson Tabalipa e Rafael Mazieiro que acompanharam a programação e contribuíram com ideias e ações que podem melhorar as políticas culturais do município. Mazieiro se comprometeu em propor um projeto que irá resolver o empasse da Lei Municipal para realização de Festivais de Artes(Teatro-dança-música) no município, visto que o Wankabuki fez uma proposta à Fundação Cultural, em dezembro/2018 para a realização do Festival Amazônico de Teatro que ainda está em análise na Prefeitura. O artesão Marcos afirma que a participação dos artistas na conferencia é válida pois: "Temos o apoio da Fundação e foi fundamental a participação na Conferência, pois muitos anos morando fora do Brasil e regressando ao país foi através da Fundação que tive a essa possibilidade de expor e ampliar o meu trabalho." 


O representante da SEJUCEL - Supertintendencia Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Chicão Santos fez a leitura do Regimento da Conferência que regula as ações que serão realizadas no decorrer do dia, a fim de ser colocada em votação pelos presentes. Aprovado o regimento, os participantes foram divididos em grupos de trabalho dentro dos seus respectivos segmentos culturais. Esses grupo, passaram a manhã discutindo propostas e ações para a Cultura do município realizar nos próximos anos. São metas que os artistas locais visualizam a necessidade, essas propostas foram lidas no início da tarde, logo após o recesso do almoço. Dentre as propostas, algumas são recorrentes em diversos segmentos, como a falta de espaços físicos para realização de atividades culturais. Esses apontamentos foram entregues à equipe da fundação Cultural que deverá redigir um documento único para nortear os trabalhos dos próximos anos. 
Durante a tarde, ainda foi realizada a eleição dos delegados representantes de Vilhena na 4ª Conferência Estadual de Cultura que acontece em Cacoal de 18 a 20 de outubro desse ano. Bem como, foi eleito e empossado o Conselho Municipal de Cultura que ficou constituído por sete membro da sociedade civil. Para encerrar a conferência, os artistas Isabela Tabalipa e Zaca Reis apresentaram uma breve cena com o boneco Raul.

Comentários

Postagens mais visitadas