DIA MUNDIAL DO TEATRO

   Desde 1961, no dia 27 de março, comemora-se o Dia Mundial do Teatro. Criado pelo Instituto Internacional de Teatro(ITI), na ocasião da inauguração do Teatro das Nações em Paris. Sobre o surgimento da teatro existem muitas teorias e lendas, como a história da reunião de um grupo de pessoas em uma pedreira, envolta de uma fogueira para se aquecer do frio, a fogueira fazia refletir a imagem das pessoas na parede, o que levou um rapaz a se levantar e fazer gestos engraçados que se refletiam em sombras. Um texto improvisado acompanhava as imagens, trazendo a ideia de personagens fracos, fortes, oprimidos, opressores e até de Deus e do diabo, segundo conta Margarida Saraiva, da Escola Superior de Teatro e Cinema, de Portugal.
   Fato é que a representação existe desde os tempos primitivos, quando os homens imitavam os animais, para contar aos outros como eles eram ou o que faziam, se eram bravos, se atacavam, ou seja, era a necessidade de comunicação entre os homens. Outra teoria remete-se à Grécia Antiga, às homenagens aos deuses, diz-se que no período de colheitas da uva, as pessoas faziam encenações em agradecimento ao deus Dionísio ou Baco(deus do vinho), pela boa safra de uvas colhidas, assim, sacrificavam um bode, trazendo para a comemoração os primeiros indícios da tragédia, por isso dizem que Baco é o deus do Teatro.
   Na Grécia, surgiu a tragédia e, cerca de cinquenta anos depois, a comédia. Nessa época, somente os homens podiam representar, assim, diante da necessidade de simular os papéis femininos, as primeiras máscaras foram criadas e mais tarde transformadas nas faces que representam a tragédia e a comédia, máscaras que simbolizam o teatro até os dias de hoje.
   Independente de como surgiu, o teatro perdurou e se transformou, da mesma forma que encantava os povos de milhares de anos atrás, encanta a sociedade moderna de hoje, sobrevive a era da computação, compete com a TV, o cinema e a internet, onde tudo é rápido e mágico. O teatro traz uma verdade que nenhuma mídia dessas pode fornecer. Ele é feito ali, na frente do espectador, são emoções, ações, vida, morte, amor, guerra, tudo ali diante de seus olhos, sem tela para dividir. 
   Por isso, neste dia 27 de março, vamos comemorar muito, em homenagem a Baco, aos escritores renomados, Sófocles, Eurípedes, Corpo Santo, Bertold Brecht, Augusto Boal, Stanislavski, Ana Maria Machado, Nelson Rodrigues, Oswald de Andrade, etc, etc, etc, nunca poderei citar todos, aos diretores, atores, iluminadores, sonoplastas, contra-regras conhecidos ou anônimos, dos grandes centros e das pequenas cidades, fazendo o nosso teatro caseiro ou profissional.
Parabéns a cada um que hoje luta pela sobrevivência do Teatro, que faz por prazer uma arte milenar que carrega em sua história muitas outras histórias.
MERDA para todos nós! Feliz dia do Teatro!

Comentários

Postagens mais visitadas